Wednesday, August 8, 2012

Amsterdam Gay Parade

Bilingual post
English / Portuguese
Last Saturday was the gay parade in Amsterdam. Even the Centraal Station was decorated with pink balloons, to welcome the tourists !
Sábado passado foi o dia do famosos desfile de barcos da festa gay. Muita animação na cidade, já a partir da Centraal Station de trens (renovada e mais linda que nunca) podia se ver decoração em rosa.

Lots of people dressed in pink...
Muita gente vestindo rosa...

Many shops along the Damrak were selling pink accessories.
Na rua Damrak, muitas lojinhas de suvenires estavam exibindo acessórios na cor rosa.
I headed to a friend's house, just along in one of the canals where the parade would happen.
Eu fui andando até a casa de uma amiga, que mora num dos canais onde o desfile iria acontecer.
The audience was quite mixed, gays and straight people.
Quite decent everything, even families with small kids were sitting along the canals.
Acho que a "platéia"era até bem misturada. Casais heteros, casais gays, gente idosas e famílias jovens com crianças começavam a chegar para ver os barcos.
People were hanging everywhere.
O pessoal empoleirado pra todo lado.
Pamela watching the crowds from her balcony.
Coleguinha Pamela na janela, vendo a animação do povo.

 This was one of the first boats. Each boat had a theme and the participants had a coreography/performance.  All the boats had incredible loud music. Even when we closed the windows we could perfectly hear everything, every note of every song. I couldn't photograph everything, but I think the next pics give you a little impression of what followed.

Esse aí de cima foi um dos primeiros barcos. Cada barco tinha um tema, e seu proprio sistema de som MUITO alto. Quase fiquei surda, a música reverberava pelo prédio mesmo se fechávamos as janelas.
During a half hour there was an insisting thin rain.
Quite normal for the Dutch audience.

Durante uma meia hora choveu bastante.
Achei que a festa iria michar - mas eu estava errada.

Confetti.

No, the rain didn't diminish the enthousiasm of the participants and visitors...
Nem a chuva abaixou o fogo dos participantes e espectadores...
Oops, slippery and dangerous. You quickly can fall into water...

What's this ? The police viking boat ???

The sea of people.
O mundão de gente.

That was it.
One could see the Gay Parade attracted lots of tourists  - but not so much as during Queen's Day.
And I had expected it to be naughtier than it actually was.
Sometimes I wonder why people make so much fuss or fantasize about the openess in Amsterdam.
It all seemed much more contained than Carnival in Brazil.
(but yeah, "you should never compare apples with pears" as the Dutch say.)
Europeans are quite laid back and relaxed.
I haven't seen confusion or disturbance on the streets.  
****
Bom, foi isso galera.
Muita animação, comida de rua, confete, bolhas de sabão. Rolou até barcos com música brasileira / axé, funk e afins. Colegas (gays) meus que já participaram desses barcos me informaram que a pré preparação para as dancinhas e performances às vezes leva até dois meses. No fim das contas eu achei tudo muito animado, muito visual, mas também muito caretinha. Programa família.  Não vi nennum sacanagem pública e tudo terminou cedo, prá que todo mundo fosse jantar por volta das sete da noite. O sol saiu super firme e até tarde da noite tinha gente nas ruas. Mas ninguém doidão ou bebum.
*****
Follow me on Twitter: @AnnaGFH

2 comments:

Renato S. Alves said...

Pais civilizado é outra coisa. Vai ver como é em SP? Perigosíssimo. Tem quebra quebra, gente bêbada, pelada, tiro, linchamento e outras coisas mais...
:(

Anita said...

Nossa, eu não sabia disso não. Depois da parada eu fui para um churrasco e voltei bem cedo para casa, por volta das 21h. Ainda tinha muita gente de rosa circulando pelas ruas de Amsterdam. Mas eu não vi nenhum tumulto, nem ninguém bêbado no bonde ou no ônibus. Agora, não se iluda não: há agressão física contra homosexuais, perpetrada gerlamente por grupinhos de marroquinos e de maneira bem covarde. Quase todo mês sai algo no Metro ou Sp!ts a respeito.