Thursday, November 24, 2011

I ♥ Tokos

Vontadinha de comprar feijão preto com carne seca, macarraozinho lámen, aipim (AND pimenta sechuan a pedido da sogrinha que anda perdendo o paladar depois da retirada do tumor no cérebro). Dei uma passadinha no meu "toko" (loja de produtos comestíveis asiáticos) favorito em Zaandam onde dei de cara já na entrada com uma travessinha de bacalhau desfiado a 4,75euros por 400 gramas. Hum, eu acho que o preço está razoável, néam ? Aliás, foi a primeira vez que vi escrito em holandês como bakkeljauw ao invés de kabbeljauw. Quase abracei o garoto chinês atendente do toko e fui cantar "Ilariê-Ilariê-ô-ô-ô" quando peguei o bacalhau !  I ♥ toko shops.

Nunca, mas nunca mesmo em anos e anos vivendo na Holanda tinha visto bacalhau salgado. Fiquei superfeliz, pois meu marido é tarado por pratos de bacalhau adora receitas brasileiras que levam bacalhau salgado que é cozido e desfiado. ("Oh, a pobre já fica feliz de achar umas ripinhas de bacalhau seco e salgado. Que simplória" já tou ouvindo neguim pensar...). Acho que vou fazer algo fácil para o segundo dia de Natal: uma brandade. Vou por fé na qualidade desse bacalhau de toko ! E receita de brandade é tão simples, mas tão simples que até parece comidinha de criança. Mas vou te contar, hein ? O resultado é divino !


Estranho ela não ter posto nem creme de leite fresco na massa nem ter acrescentado queijo parmesão ralado e levado ao forno mas... tudo é valido.
Abaixo, um vídeo interessante com uma varição da receita clássica. O chef acrescentou presunto e azeitonas. Fica ótimo também. Eu tenho esse anel de metal e vou tentar.


Ou será que faço bolinhos de bacalhau ? Mmmm...

Oh, dúvida cruel !

No comments: